Case

UNICA: Doce Equilíbrio

DESAFIO
Desde 2015 a B-M é responsável pelo atendimento da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, e em 2016 surgiu o desafio de equilibrar o debate público sobre o tema consumo de açúcar no Brasil, gerando uma contracorrente de dados e informações úteis a todos os públicos envolvidos e de posicionar a UNICA como fonte de referência no tema e expoente nas discussões de políticas públicas sobre o açúcar.

IDEIA
Utilizando-se dos dados de uma pesquisa comportamental para avaliar a percepção do tema açúcar para os públicos de interesse, a equipe chegou à conclusão de que era necessário educar a população, o Governo e a cadeia do setor com informações que unissem o emocional e o racional, de forma a legitimar o projeto como fonte de informação e fazer um trabalho integrado.

Assim nasceu a Campanha Doce Equilíbrio, um projeto que leva informações sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida apoiadas em vozes de especialistas para equalizar o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável. Nas plataformas de blog, Facebook e Instagram, o público pôde acompanhar e participar interativamente de conteúdos relacionados ao universo do ingrediente. Em paralelo, também foi desenvolvido um plano de relacionamento com a cadeia do setor, com o Governo e com a imprensa, que incluiu a formação de um board médico para apoiar toda a comunicação. Isto é, um trabalho integrado com atuação importante na abordagem do consumo de açúcar.

IMPACTO
O projeto elevou o patamar de discussão acerca do açúcar e vem contribuindo para um debate importante e honesto sobre seu consumo, desmistificando muitas questões que o colocavam como “vilão” e estabelecendo um olhar mais equilibrado. Essa contribuição para uma sociedade melhor informada em relação a alimentação é refletida nos números da pesquisa de engajamento, que revela 354 mil interações, 101 mil acessos no blog, 174 mil seguidores nas redes sociais.