Donald A. Baer

Presidente Mundial e CEO

Don Baer é Presidente Mundial e CEO da empresa de comunicação estratégica Burson-Marsteller e presidente da empresa de pesquisa Penn Schoen Berland, ambas empresas da WPP, Inc. Don é membro da equipe global de gerenciamento sênior da Burson-Marsteller desde 2008, ao mesmo tempo em que liderou grandes compromissos para os clientes em todos os setores e partes do mundo, especialmente para empresas de tecnologia de ponta, comunicações e mídia. Em 2011, ele se tornou cofundador /presidente da Palisades Media Ventures, uma empresa de relações públicas e desenvolvimento de notícias, em copropriedade com a WPP.

A carreira de Don abrangeu papéis de destaque como executivo de comunicação e mídia para uma ampla gama de empresas, governos e organizações sem fins lucrativos importantes. Ele teve uma vasta experiência estratégica, criativa e operacional na Casa Branca, em grandes empresas globais e organizações de mídia. De 1998 a 2007, Don ajudou a liderar a empresa global de mídia Discovery Communications. Como Vice-Presidente Executivo Sênior de Estratégia e Desenvolvimento e membro do comitê executivo, reportando-se ao CEO, ele liderou esforços de marketing em todo o mundo; desenvolvimento de negócios, incluindo novos empreendimentos e aquisições; estratégia / operações de novas mídias e desenvolvimento de negócios de nível corporativo, comunicações, pesquisa e políticas públicas. Ele estimulou um crescimento significativo nas ofertas on-line da Discovery, incluindo aquisições de empresas digitais e o lançamento de seus primeiros serviços de vídeo móvel, e supervisionou a Joint Venture Discovery / New York Times Company no Discovery Times Channel. Como produtor, ele supervisionou o conteúdo de assuntos públicos da Discovery, incluindo a séria vencedora do Prêmio Emmy, em 2004, Decisions That Shook the World (Decisões que abalaram o mundo) e uma série de documentários com Thomas Friedman, do New York Times. Don gerenciou a parceria da Discovery com o American Film Institute para criar o festival de documentários Silverdocs.

De 1994-1998, Don foi assessor do Presidente Bill Clinton. Como um assistente do Presidente e Diretor de Planejamento Estratégico e Comunicações da Casa Branca e, antes, como Redator-Chefe de Discursos / Diretor de Discursos e Pesquisa, Don foi amplamente reconhecido por seu papel fundamental no Governo Clinton, incluindo a histórica reeleição em 1996. Além de gerenciar uma estratégia de mensagem integrada entre órgãos políticos nacionais e estrangeiros, ele liderou o desenvolvimento de muitos dos principais discursos presidenciais e trabalhou em todos os Estados da União de 1995 a 2000.

De 1985 a 1993, Don atuou como jornalista. Durante sete anos, na U.S. News & World Report, cobriu política e a Casa Branca e, como editor-chefe adjunto supervisionou a cobertura nacional e internacional. Ele também trabalhou no The American Lawyer, escreveu para publicações como The New York Times e POLITICO, foi analista ao vivo da CBS News e apareceu em vários noticiários de TV.

Desde 2000, ele ajuda a escrever a produção anual de TV, Kennedy Center Honors, e ganhou dois prêmios Writers Guild of America. Na década de 1980, Don atuou como advogado de mídia na firma Patterson, Belknap, Webb & Tyler em Nova York. Ele é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Public Broadcasting Service (PBS) nos EUA e participa dos Conselhos do Urban Institute, News Literacy Project e do negócio de mídia digital Fora.tv. Em 2013, ele entrou para o Hall of Fame de Jornalismo e Comunicação da Carolina do Norte.

Don é Bacharel em Artes pela Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill (Phi Beta Kappa), possui mestrado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Sciences e doutorado em direito pela Faculdade Direito da Universidade de Virginia. Ele vive com sua esposa, Nancy Bard, e dois filhos, em Washington, DC.