Francisco Carvalho

Presidente, América Latina

Francisco Carvalho é CEO da Burson-Marsteller para a América Latina e comanda os treze escritórios que operam em 10 países da região.  Ele possui uma sólida carreira na área de Relações Públicas, com mais de 35 anos de experiência em comunicação, definindo estratégias e executando programas de reputação corporativa, posicionamento de marca, assuntos públicos e gerenciamento de crises para empresas brasileiras e multinacionais dos segmentos B2B e B2C.

Antes de assumir o cargo atual, Francisco foi CEO da Burson-Marsteller Brasil por 11 anos, liderando as operações da agência em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Entre seuas atribuições à frente a operação brasileira, ele montou equipes, prestou consultoria estratégica e coordenou a execução de  projetos de comunicação para diversos clientes, tais como: Vale, Telefônica, HP, Accenture, Gerdau, Fiat, Goodyear, Pernambucanas, Costa Cruzeiros, Chartis, Electrolux, Ford, Goodyear, Heineken, Henkel, Qualcomm, Instituto Trata Brasil, Nestlé Waters, Bayer Schering, Nivea, Mattel, Merck Sharpe & Dohme, Syngenta, entre outras empresas líderes em seus segmentos. Mesmo em um cenário desafiador diante das condições políticas e econômicas, a liderança de Francisco gerou um crescimento sustentável  para a B-M Brasil, além da conquista de diversos prêmios de relações públicas, como o Sabre Awards Latin America (Latin American Campaign of The Year em 2015), o Prêmio Aberje (2009, 2010 e 2011) e o POP (2009, 2010 e 2012)

Sua diversificada carreira inclui experiências profissionais em Relações Públicas (como agência e como cliente), Propaganda e Mídia. Antes da Burson-Marsteller, Francisco foi diretor de comunicação e assuntos corporativos do McDonald’s e da GTech, onde ele gerenciou projetos nas áreas de comunicação interna, engajamento de stakeholders, relações com a mídia, responsabilidade social, relações governamentais e gestão de crises.  Ele também trabalhou no setor de propaganda, como diretor de comunicação corporativa da Young & Rubicam e MPM/Lintas.

Francisco começou sua carreira como jornalista, tendo atuado em várias funções em jornais importantes, como Folha da Tarde e A Tribuna. Ele também foi membro da diretoria da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), onde exerceu o cargo de diretor de relações internacionais.

Francisco é formado em Comunicação Social, com especialização em jornalismo, pela Universidade Católica de Santos, cidade onde nasceu. Ele é casado, tem duas filhas e gosta de jogar tênis e de corrida. Além do Português, sua língua nativa, ele também fala Inglês e Espanhol.